segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A importância do Aleitamento Materno

Imagem: Google Imagens

É muito importante que durante a gestação a mãe procure os profissionais de saúde e fazer o acompanhamento pré natal. A mãe deve ter conhecimento da importância do aleitamento materno.

Durante os 6 meses de vida do bebê sua alimentação vai ser exclusivamente o leite materno, pois este é o melhor para o bebê devido ser o alimento mais completo até o 6 meses de idade.

O leite materno é de fácil digestão e não sobrecarrega os rins e o intestino do bebê. Por este motivo as fezes do bebê são amarelas ou esverdeadas e de aspecto aquoso e a urina bem abundante e clarinha.

O leite materno protege da maioria das doenças. A primeira mamada é a primeira vacina da criança, devido o colostro, a primeira gota do leite, mas espessa e amarela.

Não é necessário ferver, misturar, coar, dissolver ou esfriar, além de estar sempre pronto a qualquer hora ou lugar.

Há mais proximidade entre a mãe e o bebê, passando muito amor e fortalecendo os laços.

Faz bem para a mãe, pois protege da perda de sangue em grande quantidade depois do parto e protege também da anemia, e há estudos que mostram que diminui de a mãe ter câncer de mama e de ovário.

MITO! O leite da mãe é fraco. NÃO EXISTE LEITE MATERNO FRACO!

Para que a mãe sempre tenha leite é necessário sempre amamentá-lo. Quanto mais o bebê suga, mais há produção de leite.

Para amamentar é necessário que a mãe esteja confortável e o bebê fique de frente ao peito, encostado no corpo da mãe com o bumbum apoiado pela mão da mãe. O bebê deve abocanhar bem toda a parte da aréola, assim fica mais fácil de extrair o leite e evita rachaduras no peito.

Para evitar rachaduras:

Não passe cremes, sabonetes ou loçoes e evite esfregar os mamilos. Quando há rachaduras ou para evitar, passe o próprio leite depois das mamadas, pois isso limpa e protege a aréola. Ensinar o bebê a abocanhar bem a aréola evita a rachadura.

Para evitar que o leite empedre:

Toda vez que o peito estiver muito cheio ou pesado deve ser esvaziado. Faça massagens suaves em todo o peito. Depois, coloque o polegar e o indicador na linha que divide a aréola do restante do peito e aperte suavemente um dedo contra o outro. No início sairá em gotas e logo após em pequenos jatos.

Evite dar chupeta e mamadeiras para o bebê, pois isso pode levar a ele abandonar o peito da mãe!

Cuidado com café, chá mate e preto, refrigerantes e alimentos muito gordurosos e pouco saudáveis pois pode dar cólicas no bebê, fique bem atenta.

Depois dos 6 meses de idades, a mãe pode continuar dando leite materno e incluindo alimentos em forma de purê ou papinha.

Procure o nutricionista do posto próximo a sua casa para tirar suas dúvidas e orienta-la.

Fonte: IBFAN - Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...