domingo, 24 de outubro de 2010

Fibras: saiba o que são e os seus benefícios.

As fibras são resíduos de células vegetais que não são digeridas pelo organismo humano (parte superior do tubo digestivo). São compostas de celulose, oligossacarídeo, pectina, gomas e ceras. Não contribuem com o valor calórico dos alimentos (não fornece energia). A fibra vegetal é o citoesqueleto dos vegetais (forma o esqueleto das plantas).
As fibras são diferenciadas pela solubilidade em água, podem ser solúveis ou insoluvéis e ao serem ingeridas passam por vários efeitos fisiológicos para auxiliar na nossa saúde.
Classificação:
As fibras sóluveis: pectinas (frutas cítricas), gomas (presente na indústria de alimentos, exemplo: goma agar), mucilagens e algumas hemiceluloses.
As fibras insolúveis: celulose, lignina e hemiceluloses.
Sobre as fibras solúveis: Formam gel. Estão presentes na polpa das frutas, aveia e nas leguminosas. Em contato com a água tem-se consistência viscosa ou de gel, aumentando a viscosidade dos alimentos quase digeridos no estômago, demorando o esvaziamento gástrico, proporcionando assim maior volume e lubrificação das fezes. Promove saciedade, ajudando no controle da ingestão de comida. Outros benefícios importantes é que quando ingerida a velocidade de absorção da glicose no intestino delgado é diminuida, há menor pico glicêmico pós prandial, também reagem com os sais biliares aumentando sua excreção nas fezes, agem indiretamente na diminuição da concentração de colesterol plasmático. São usadas como conservante, espessantes e emulsificantes.
Sobre as fibras insolúveis: Não formam gel, são encontradas em vegetais folhosos, legumes, farelos e cereais integrais. Auxiliam na formação e volume do bolo fecal, diminuindo assim a pressão intraluminal no cólon, promovendo aceleramento do trânsito intestinal (trabalha com o peristaltimos do intestino).
Em excesso diminui a absorção de cálcio, ferro e zinco.

Estudos sobre os benefícios das fibras mostram que sua ingestão previne a constipação, evitando o surgimento de doenças diverticuliculares e câncer de cólon.

O guia alimentar da população brasileira (Ministério da saúde) recomenda 25g/dia para adultos
Observação: durante o dia aumente o consumo de água. (para atuarem as fibras necessitam de água), caso não haja um consumo adequado de água pode ocasionar prisão de ventre e cólicas abdominais.

Referência:
Ministério da Saúde. Guia Alimentar da População Brasileira. 2008 - clique aqui para baixar.

Imagem retirada no Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...