quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Os benefícios da semente de linhaça

google imagens
 
A pesquisadora Roberta Soares Lara Cassani, mestre e doutora em Investigação Biomédica e Diretora Cientifica do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, autora do estudo Linhaça e lignanas: efeito do consumo sobre indicadores nutricionais e inflamatório, conclui que a semente de linhaça trás benefícios para a saúde, principalmente na redução dos fatores de riscos cardiovasculares.
 
Considerada um alimento funcional devido seus benefícios para a saúde. Contém carboidratos, proteinas, gorduras e fibras e elementos que proporcionam aumento da defesa organica e diminuição do ritmo do envelhecimento celular e no auxilio da perda de peso.
 
Estudos comprovaram o seu benefício na proteção da saúde por conter fibras, ômega 3 e 6, lignanas, vitamina A, E, B1, B6, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio. O consumo de linhaça está relacionado ao fortalecimendo do sistema imunológico, como já foi dito diminuição do ritmo do envelhecimento celular e diminuição do risco de doenças como a de câncer de colo, próstata e de mama. Auxilia na diminuição de colesterol total, LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom).
 
Por conter lignana SDG (secoisolariciresinol diglicosídeo), essa substância auxilia na redução de variáveis inflamatórias e relacionadas aos fatores de risco cardiovascular.
 
Fonte: Revista Nutrir, Maio/2010.
 
Atenção!
Para obter os benefícios da farinha de linhaça é necessário ter uma alimentação saudável. A dose diaria é em torno 2 a 3 colheres de sopa. Não é todo o individuo que pode consumir a farinha, em certos tipos de patologias o consumo não é indicado, procure um Nutricionista. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...