As gorduras (lipídios) são substâncias insolúveis em água, tem alto valor energético, por isso deve-se ter um consumo moderado, o excesso de gorduras principalmente a saturada e a trans levam a obesidade, a aterosclerose, aumenta o nível de LDL (colesterol ruim), esse excesso pode ocasionar ataque cardíaco e derrame cerebral. São substâncias untuosas e ressaltam o sabor dos alimentos.
As gorduras auxiliam na manutenção da temperatura do nosso corpo e auxiliam no transporte das vitaminas lipossolúveis (A,D,E, e K), lipoproteínas e no funcionamento normal de alguns hormônios sexuais.
Há gorduras produzidas por vegetais (gorduras insaturadas) e por animais (gorduras saturadas).
Também existem as gorduras modificadas, denominadas gorduras trans, são maléficas à saúde, presentes em muitos alimentos industrializados como biscoitos recheados, salgadinhos e bolos, também presentes em margarinas e frituras.
Dê preferência ao consumo das insaturadas , é mais saudável comparado com as outras.
Exemplos de alimentos que contêm gordura insaturada: óleos vegetais como o azeite de oliva, oleaginosas como castanhas e nozes, abacate, semente de linhaça, peixes gordurosos como o atum e a sardinha.
Imagens retiradas no Google.
Imagens retiradas no Google.
Trabalho extração de óleos a frio, e conhecendo a importância da conscientização dos consumidores em relação à ingestão de gorduras saudáveis, parabenizo vocês pelo artigo.
ResponderExcluirLuciana Jordão - Veris Óleos Vegetais